Escolher o repertório para se cantar em comunidade não é tarefa simples. Talvez, sem um conhecimento teórico musical prévio seja até impossível, no entanto, com alguma observação e intuição, seguindo certos critérios - que pretendo esboçar abaixo - podemos conseguir selecionar peças adequadas para o canto congregacional, ou da assembléia:
1) A música deve ser ter uma melodia que seja possível de ser cantada por homens e mulheres - sem que haja prejuízo para as mulheres (que normalmente cantam bem grave e, isso não é bom) Devemos louvar a Deus como ele nos fez, com a voz que nos deu!
2) As frases [musicais] devem prever pontos de respiração bem definidos.
3) Uma boa música comunitária, não é solística: A melodia não deve ser uma sequência de saltos e intervalos complexos, mas sim, repleta de graus conjuntos (notas vizinhas) para que a comunidade possa cantá-la com facilidade;
4)Ainda sobre o perfil da melodia: não queremos uma assembléia de solistas - do tipo, cada um por si e, Deus pra todos ! Cantar comunitariamente significa que todos cantem precisamente a mesma coisa, não é mesmo!? Aquelas melodias com ritmos complicados e variados não são as mais adequadas...
Esses conceitos, que são musicais - mas concretizam a noção teológica de comunidade e canto comunitário - devem ser apenas o que são: o lado visível (estética) de uma realidade ética.
Não adianta ter cantos pensados para serem comunitários, se antes, não existir essa situação concretamente. A estética tem essa natureza. E na Igreja, não adianta: comunidade canta comunitariamente se, esta existir enquanto tal!
Vou continuar pensando novos critérios! Se descobrirem outros, me mandem!
Um abraço fraterno,
Delphim
Artigos sobre música litúrgica, contemporaneidade das artes aplicadas na Igreja, concertos de órgão e atualidades do meio musical.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Parâmetros Litúrgicos de música
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muito bacana o post.
ResponderExcluirPontos muito interessantes e que nem sempre sao respeitados por todos responsáveis por canto litúrgico