sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Concerto de formatura!

Meus amigos,

Foi inesquecivel a noite do dia 12 de agosto: a noite do meu concerto de formatura. E, por muitas razões. Primeiro, que nunca pensei que tantas pessoas queridas estariam lá, para junto comigo, agradecerem ao Senhor da Vida a graduação em Regência. Seis longos anos numa Universidade não é da mais fáceis tarefas mas, é sem dúvidas uma parte bem significativa da formação de um maestro. Mas não só. 

Em segundo lugar – e, já parando de contar –, em cada gesto, em cada nota que regi para aquela linda orquestra e para o maravilhoso coro Voz Ativa Madrigal  - que muito encantou os ouvidos da platéia, -, havia uma participação toda especial dos mestres, colegas, enfim, de todos aqueles que nos incentivaram.

fotos de Gustavo Brognara
O Te Deum Laudamus do W. A. Mozart foi composto enquanto ele era apenas um adolescente,  o que indica, além do talento nato do rapaz, a essencial participação de seu pai Leopold na primeira fase composicional de Wolfgang. O estilo é de um classicismo inicial, já bastante homofônico, mas repleto de procedimentos que remontam ao período anterior, principalmente na fuga final.
A peça tem quatro seções distintas, conduzidas de uma maneira sequencial que permite (indica) uma execução sem pausas, em 'attaca'.
O texto, que é extenso, acaba passando de uma maneira bastante vigorosa, mas não detalhada, pormenorizada - à excessão do segundo movimento, de caráter lento e em modo menor.
 
 Essa é uma peça condensa o texto de modo que ele soa todo de uma vez, praticamente. Reza a tradição cristã, que o 'Te Deum' foi pronunciado por Ambrósio e Agostinho e, a sua composição então, se deu numa atmosfera mística e fraterna. Esse ambiente foi de fato recriado no Teatro da Universidade pela afetuosidade dos envolvidos durante essa execução e, pela participação do público querido que lá nos prestigiou.


Além do Coral à 4 vozes, a orquestração  requer dois grupos de violinos, metais - trompetes, timpanos e um baixo contínuo - que fizemos com contrabaixo e cellos. 

O concerto foi dedicado à memória de duas pessoas muito especiais que já estão na Glória: Sônia Regina Stella Santos - uma madrinha que permitiu que eu sonhasse e me tornasse um músico de verdade - e o colega Ross Souza, hoje, maestro dos coros de anjos, que se formaria conosco este ano. Os cristãos celebram a memória de um amigo falecido agradecendo a Deus pela sua vida. Quando escolhi esse texto musicado, procurava vislumbrar essas intenções todas e, pela Graça, consegui concretizá-las e, de uma só vez. Só tenho a agradecer...

Creio que deveria listar nominalmente todos os professores e colaboradores que passaram pela minha vida acadêmica de regente. Certamente todos foram imprescindíveis para esse momento tão especial da minha vida. No entanto, os professores de regência tiveram um trabalho mais localizado e díficil. Foram eles: Marcos Júlio Sergl, Vitor Gabriel, Carlos Kaminsky e Lutero Rodrigues. A eles o meu muito obrigado!

Agradeço também ao Prof. Dr. Pelópidas Cypriano e a seus brilhantes alunos que dirigiram a gravação do concerto, juntamente com o Rosseto, nosso técnico de gravação do áudio; Os queridos bolsistas da orquestra - os músicos, e, especialmente Gustavo Brognara e Larissa Florêncio.

E, à você, amigo de sempre e pra sempre, que permitiu que eu chegasse até aqui! Um abraço do amigo,

Maestro Delphim Rezende Porto.


3 comentários:

  1. Nossa Delphim...
    Me emocionei só de ver as fotos!
    Sua mãe deve estar super orgulhosa!
    Meus parabens e sucesso nessa nova etapa.
    Beijos,
    Sarah Braga

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Delphim,
    Fico feliz que tudo tenha ocorrido além de suas expectativas, no dia de sua formatura. Parabéns, mais uma vez!!
    Gostei da parte em que você lembrou dos que já foram para a "Glória", como bem disse e lhe deixaram saudades dos profundos e verdadeiros incentivos ao seu talento. Bela e merecida homenagem fez a eles, enquanto era o seu momento de glória, o de reger em sua formatura.
    Sim, concordo, a sua mãe tem muito que se orgulhar de você...
    Outrossim, você estava bonitão..., rs.
    Beijos de sua prima,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir